Objetivos

Objetivo do Plano Diretor Municipal

Planejar é se antecipar, preparar-se para alcançar determinado objetivo. Quando temos uma estratégia, ou seja, explorando as melhores condições para chegar onde se deseja, o planejamento se torna mais bem estruturado e efetivo. Assim, o chamado planejamento estratégico envolve a definição de objetivos de longo prazo e metas, identificando os recursos e ações necessárias para alcançá-los, visando ao crescimento sustentável. É o mais alto nível de planejamento, pois é definido a partir da identidade local e de uma visão de futuro — quem somos, onde estamos e onde queremos chegar — assim, exige uma visão mais ampla, geralmente com foco no longo prazo. Ele se diferencia dos outros níveis, que tratam de desdobrar as metas em ações de médio prazo (tático) e de curto prazo (operacional). Sem o primeiro nível, os outros se perdem.

Se elaborado com caráter estratégico, o Plano Diretor Municipal (PDM) pode partir de uma situação atual com foco em uma visão de futuro bem definida, e assim orientar melhor a realização de outros planos e projetos específicos (nível tático), permitindo às instâncias públicas e privadas envolvidas implementá-los no cotidiano (nível operacional), construindo passo a passo o município que queremos (Figura 2.1).

Seguindo a estrutura essencial de um planejamento estratégico, a proposta de atualização do PDM de Santana foi construída a partir de uma visão de futuro para o município, construída a partir de discussões sobre a realidade local e as possibilidades que ela suscita e resultando numa matriz de referência. Ela representa a síntese da realidade atual do município, especialmente em sua dimensão urbana — a cidade que temos — como ponto de partida para identificar suas vocações mais evidentes e os obstáculos para que elas se realizem. Assim, foi possível conceber a visão de futuro, a realidade desejada para Santana — a cidade que queremos. Para alcançar essa visão, foram escolhidas estratégias, que se caracterizam como objetivos organizados em eixos estratégicos, os quais se desdobram em metas e ações — as propostas.

Estruturado dessa forma, o PDM poderá ser uma ferramenta muito útil para que o planejamento estratégico comece a transformar positivamente o modelo de gestão municipal, de modo que este não seja refém das constantes mudanças dos cargos eletivos, que são saudáveis, mas que muitas vezes submergem a estrutura administrativa em um mar de ações pontuais, fazendo-a perder o foco e a oportunidade de levar o município a se desenvolver mais plenamente, com todo o seu potencial.

plugins premium WordPress